12:42 Grupo 3 - Giovana, Lanna e Isabella 0 Comentarios


              Protocolos de serviços de mensagens (SMTP, POP3 e IMAP4)




      O correio eletrônico é considerado o serviço mais utilizado na Internet. Deste modo, a sequência de protocolos TCP/IP e UDP/IP oferece  diversos protocolos que permitem gerir facilmente o encaminhamento do correio na rede possuindo cada um funções bastante especificas.
    São protocolos da camada de aplicação responsáveis pelo envio e recebimento de e-mails: SMTP, POP3 E IMAP4.


      SMTP - Protocolo Simples de Transferência de Correio


     O SMTP controla como o e-mail é transportado e entregue através da Internet ao servidor de destino. O correio é entregue diretamente por um servidor a outro em conexão ponto a ponto. O protocolo SMTP funciona graças a comandos textuais enviados ao servidor SMTP (pela porta 25). Cada um dos comandos enviados pelo cliente é seguido de uma resposta do servidor SMTP composta de um número e de uma mensagem descritiva. 

       O processo de entrega de e-mail é na verdade muito semelhante ao correio clássico: um sistema organizado cuida do seu envelope e através de uma série de passos é entregue ao seu destinatário. Basicamente, a viagem de uma mensagem do seu computador para o destinatário é assim:




      O conjunto das especificações do protocolo SMTP está definido no RFC 821 o qual define que este é o mais utilizado atualmente para transmissão de mensagens de correio eletrônico.

      A comunicação entre os programas clientes e os servidores de e-mail é simples, toda feita em ASCII através de comandos extremamente fáceis de serem compreendidos. O conteúdo da mensagem em si também é enviado em ASCII podendo usar atualmente o padrão MIME que permite enviar informações tal como imagens e documentos que não estejam no formato de texto puro dentro do e-mail.

      Os servidores armazenam as mensagens caso não possam ser entregues de imediato, por qualquer falha ou impedimento. Este protocolo utiliza as portas 25 e 587 para a transferência, porém a 25 foi sucedida pela porta 587 por medida do Comitê Gestor da Internet no Brasil em 2010 visando minimizar a quantidade de spams na Internet no Brasil, pois possui maior segurança e conta com procedimentos que não são realizados pela porta 25.

      Por se tratar de uma conexão persistente, podem ser enviadas diversas mensagens sequencialmente, visto que a linguagem SMTP define apenas a transmissão da mensagem  e não lida com o seu conteúdo, bastando apenas especificar o remetente, destinatário e mensagem dos demais e-mails antes do comando de encerrar a conexão (quit).

S: 220 www.example.com ESMTP Postfix
C: HELO mydomain.com
S: 250 Hello mydomain.com
C: MAIL FROM: sender@mydomain.com
S: 250 Ok
C: RCPT TO: friend@example.com
S: 250 Ok
C: DATA
S: 354 End data with <CR><LF>.<CR><LF>
C: Subject: test message
C: From: sender@mydomain.com
C: To: friend@example.com
C:
C: Hello,
C: This is a test.
C: Goodbye.
C: .
S: 250 Ok: queued as 12345
C: quit
S: 221 Bye



        POP3 - Post Office Protocol


Post Office Protocol versão 3 (POP3) é um protocolo de correio padrão utilizado para receber e-mails de um servidor remoto para um cliente de email local. O POP3 permite que você baixe mensagens de e-mail no seu computador local e lê-los mesmo quando você estiver off-line. Quando utiliza o POP3 para se conectar a sua conta de e-mail, as mensagens são baixados localmente e removidos dos servidores. Por outro lado, se você usar POP3, as mensagens são armazenadas em seu computador local, o que reduz o espaço de sua conta de e-mail usa no seu servidor web.

      O POP3 faz parte da camada de aplicação e por padrão, o protocolo POP3 funciona em dois portos:
  • Porta 110 - Esta é a porta POP3 padrão não criptografada;
  • Porto 995 - Esta é a porta que você precisa para usar se você quiser se conectar usando POP3 com segurança
Todas as mensagens existentes na caixa de correio são transferidas sequencialmente para o computador local. As mensagens são apagadas da caixa de correio (opcionalmente, o protocolo pode ser configurado para que as mensagens não sejam apagadas da caixa de correio; se esta opção não for utilizada, deve-se utilizar sempre o mesmo computador para ler o correio eletrônico, para poder manter um arquivo das mensagens).

Comandos POP2  
  
Commande                                      Descrição 
                 
HELLO         Identificação através do endereço IP do computador remetente   
FOLDER         Nome da caixa a consultar
  
READ                 Número da mensagem a ler  
RETRIEVE         Número da mensagem a recuperar
  
SAVE              Número da mensagem a salvaguardar  
  
DELETE         Número da mensagem a suprimir
  
QUIT              Saída do servidor POP2

      
O protocolo está definido no RFC 1939 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Dessa maneira, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes, armazená-las.

POP3   

Benefícios   
                            
  • Mail está armazenado localmente você pode acessá-lo em modo off-line
  • Mais fácil de manter quotas de correio Todos os emails podem ser perdidos se o Fácil de backup e arquivamento local ou fora do local
  • Mais rápido - só precisa ler e-mails do servidor uma vez    
  • Mais rápido quando você tem que procurar e-mail
Desvantagens
  • Necessidade de usar solução para ler e-mails em várias máquinas    
  • Todos os emails podem ser perdidos se o disco rígido ou computador morre e você não tem um backup    
  • Mais difícil de acessar o correio em qualquer lugar  

          IMAP - Internet Message Access Protocol 



       Estes três métodos ou protocolos diferentes utilizados para tratar e-mail. O são usados ​​para receberem (IMAP, POP) ou enviar (SMTP) e-mail.

       IMAP (protocolo internet de acesso a mensagens)um protocolo que o seu computador não fará o download dos e-mails, mas acessará eles em um servidor e a leitura será feita como se ele tivesse sido baixado, sendo recomendado o protocolo para pessoas que acessam seus e-mails de diferentes pontos como na escola, em casa, dentre outro; e um acesso simultâneo por vários clientes. É recomendado que se tenha planos de internet ilimitados para utilizar esse protocolo.

       Com a popularidade do uso dos protocolos SMTP e POP3, surgiu a necessidade de um lugar centralizado para armazenamento das mensagens. Um usuário que se consulta seus e-mails de vários computadores ficaria com seus e-mails espalhados por estes vários computadores. Para isso foi proposto o protocolo IMAP, o qual é definido pela RFC 3501e/ou na RFC2060, além de opera utilizando a porta 143 por padrão(TCP/UDP, não criptografada) e a porta 993 (TCP/UDP, usando segurança), localizados na Camada de Aplicação sendo oficialmente conhecido como IMAP4rev1.

      Uma seção IMAP4rev1 consiste no estabelecimento de uma conexão cliente/servidor via TCP/IP, uma mensagem de saudação inicial é originada no cliente e respondida pelo servidor. Estas interações cliente/servidor consistem de um comando enviado pelo cliente, dados originados do servidor, e uma resposta de conclusão emitida pelo servidor.

Benefícios
  
  • Mail está armazenado remotamente, você pode acessar em qualquer lugar 
  • Mantém uma cópia de tudo que você faz no servidor de correio. Podem aplicar-se preocupações com a privacidade. 
  • Fácil de backup e arquivamento local ou fora do local   
  • Mais rápido - só precisa ler e-mails do servidor uma vez
  • Mais rápido quando você tem que procurar e-mail
Desvantagens  

  • Tem um monte de espaço no servidor - pode facilmente exceder sua cota 
  • Todos os emails podem ser perdidos se o disco rígido ou computador morre e você não tem um backup
  • Mais lento na leitura de e-mail - índice de todas as mensagens transferidas
  • Mais difícil de backup local e remotamente.
  • Todos os emails podem ser perdidos se conta de correio for corrompido, falha no servidor de backup e é ruim
  • Retardar ao pesquisar e-mail - todos os e-mails são baixados e lidos por cliente de email.


    O POP3 e o IMAP4 não podem ser usados para enviar mensagens de um aplicativo cliente para o servidor de emails. Aplicativos de email que usam o POP3 e o IMAP4 para enviar mensagens utilizam o protocolo SMTP para o envio. O conector de recebimento de emails de aplicativos cliente que usam o POP3 ou o IMAP4 é criado automaticamente em cada servidor de Transporte de Hub. 

Enviando e-mails

        Em ambos os casos, POP ou IMAP, quando você envia um e-mail que você irá usar alguma forma de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), que totalmente diferente do IMAP e POP. Quando você clica em enviar em uma mensagem de e-mail dos contatos do cliente de correio do SMTP servidor que faça parte do seu serviço de correio. O servidor autentica você usando o seu ID de login e senha e recebe a mensagem de e-mail do seu cliente. O servidor de correio, em seguida, olha para cima servidor de correio do destinatário e passa a mensagem para esse servidor. Seu cliente de email, em seguida, coloca o e-mail enviado em qualquer pasta de correio enviado local ou, no caso de a pasta IMAP e-mail enviado no servidor.

Receber e-mail - uma visão simples

        Quando alguém lhe envia um e-mail se move de seu cliente de e-mail para seu servidor de email. O seu servidor de correio, em seguida, usa o endereço de e-mail do destinatário para determinar onde o correio é suposto ir e entrega o e-mail para o servidor de correio.

        Estes dois servidores de correio podem existir como parte de um pacote de hospedagem, ser fornecida pelo ISP ou ser pago por um serviço de correio do 3o partido livre e pode até mesmo ser o mesmo servidor. Eles podem ser de todo o mundo ou no mesmo edifício onde você trabalha.

        Suas lojas do servidor de correio do e-mail recebido em uma caixa de correio até que o seu cliente de email pede. Este é o lugar onde IMAP e POP entram em cena.


Thunderbird




          É um cliente de e-mail criado pela Mozilla Foundation, é considerado um dos melhores programas para gerenciar contas de e-mail no mundo. Através de um cliente de e-mail, você pode reunir todas as contas espalhadas por diversos serviços como: Hotmail, Outlook, Yahoo, Gmail e contatos num mesmo local, fora do seu browser.

         Possui uma interface simples e objetiva que facilita a organização de suas caixas de e-mail. É equipado com um filtro minucioso contra mensagens indesejadas e maliciosas.

         Acompanha diversas extensões que facilitam e aprimoram o seu trabalho na hora de enviar e-mails. O suporte IMAP/POP é um importante recurso que torna sua caixa de entrada mais leve. Também o suporte para mensagens HTML, ferramentas para importação de mensagens, catálogo de endereços. Aliado a isso, as extensões tornam seu serviço de e-mail ainda mais completo. É um software livre, grátis, e que está batendo de frente com os grandes.

  Após a instalação, você será solicitado a criar um perfil. No decorrer do processo você tem a opção de escolher, IMAP ou POP como o seu protocolo de e-mails recebidos. IMAP e POP são os protocolos padrão para recuperar e-mails. IMAP, o protocolo mais moderno, permite que armazenar as mensagens no servidor de e-mail e em sua máquina local ao mesmo tempo. O protocolo POP só permite que as mensagens serem armazenadas localmente. Provedores de e-mail podem fornecer acesso tanto pelo IMAP como pelo POP.



FONTES:




0 comentários :

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga