Histórias dos Cartões Perfurados

12:43 Unknown 0 Comentarios


             A história das grandes invenções começam geralmente com o aprimoramento de algo já existente. Este é o caso dos cartões perfurados. Há duas possíveis histórias para sua criação.
            A primeira, Ada Augusta Byron King, a Condessa de Lovelace, escreveu um programa para ser utilizado na máquina analítica de Charles Babbage. Essa máquina é considerada o ponto de partida dos computadores eletrônicos. 
            A outra possível história começa em 1804 especificamente, com Joseph-Marie Jacquard, um francês que inventou o Tear Mecânico. Ainda novo, foi dada uma tarefa a Jacquard, a de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados. Uma tarefa puramente manual e chata, pois ele tinha que ficar trocando os fios e as linhas a cada passagem da lançadeira. Jacquard percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados que definiam padrões nas lançadeiras e assim o trabalho do tecelão seria trocado para algo automático. De consenso geral, o criador foi Jacquard.

           Os cartões perfurados contém informações digitais representadas pela presença ou falta de furos em posições predefinidas, eles foram usados em 1725, 1801, mas foi só em 1950 com a IBM, que esse método se expandiu para computadores eletrônicos.

           Em 1928, a IBM (Internacional Business Machines) introduziu o cartão retangular de 80 colunas, quase duplicando a quantidade de informação que podia ser guardada, mas em meados de 1930 a mesma empresa  previa que seriam ultrapassado.
            O método foi interessante para codificar as informações, mas com o desenvolver das tecnologias, os cartões não conseguiam suprir as necessidades. Em loterias e em outras práticas os cartões perfurados ainda são utilizados.

                                                                                            Infopédia - Cartões Perfurados

0 comentários :

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga