Gerenciamento e Monitoramento

13:30 Giovana,Isabella e Lanna 0 Comentarios



A gerência está associada ao controle de atividades e ao monitoramento do uso de recursos da rede tanto de hardware quanto de software. As atividades básicas do gerenciamento de redes consistem na detecção e correção de falhas, redução dos custos operacionais da rede, Redução do congestionamento da rede, Maior eficiência e Facilidade de uso.

Resumindo, obtém informações da rede, trata estas informações, possibilita um diagnóstico e encaminha  as soluções dos problemas, com uma complexidade  proporcional ao tamanho da rede gerenciada.

Em tal sistema, cada elemento utiliza uma peça de software, denominada de agente, para comunicar suas informações de status e configuração ao software central de gerenciamento. Como os elementos de uma rede e os atributos dos dispositivos gerenciados se encaixam em um modelo hierárquico (estrutura de árvore), esta é a forma comum de organizar tais informações.

Os protocolos de gerenciamento de rede têm sido implementados como protocolos do nível de aplicação (camada na qual os dados são apresentados ao usuário, conforme modelo de referência OSI). Sendo implementado anteriormente cada vendedor tendo seu próprio método, onde os agentes poderiam se comunicar, havendo incompatibilidade entre eles.   

Os sistemas de gerenciamento são baseados na interação de diversas entidades como: Elementos de rede;  agentes; objeto gerenciado;  base de informação de gerenciamento;  gerente; protocolos de informação de gerenciamento; interfaces de programas aplicativos;  interfaces com o usuário.

SNMP

O SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo de gerenciamento da camada de aplicação da arquitetura TCP/IP sendo o mais utilizado por ser simples e fácil de implementar, em tempo real, utilizado em sistemas operacionais Windows NT para gerenciar diferentes sistemas. Assim, o SNMP tem como base a técnica “fetch-store”, em que todas as suas operações são derivadas de operações de busca e armazenamento.

 Esse protocolo foi projetado nos anos 80 com um intuito de provisoriamente solucionar os problemas de comunicações entre redes heterogêneos sendo recursos desta rede, roteadores, servidores entre outros.

O funcionamento do SNMP é baseado em dois dispositivos o agente e o gerente. Cada máquina gerenciada é vista como um conjunto de variáveis que representam informações referentes ao seu estado atual, estas informações ficam disponíveis ao gerente através de consulta e podem ser alteradas por ele. Os dados por meio da requisição do gerente para os agentes, utilizam o UDP para o envio e recebimento de mensagens.

O protocolo SNMP é a solução adotada na Internet para permitir que gerentes de redes possam localizar e corrigir problemas, sendo o gerente o responsável pelo monitoramento, relatórios e decisões na ocorrência de problemas enquanto nele são definidas tanto a sintaxe como o significado das mensagens trocadas entre os clientes e os servidores.

Assim,  o agente fica responsável pelas funções de envio e alteração das informações e também pela notificação da ocorrência de eventos específicos ao gerente, sendo os agentes e gerentes  muito importantes para o gerenciamento e monitoramento.

CMIP

O CMIP é um protocolo de gerenciamento definido segundo o padrão OSI. Da mesma maneira que o SNMP, o CMIP especifica como vai ser realizada a troca de informações entre o gerente e o agente no Sistema de Gerenciamento.

Os tipos de informação a serem trocadas leva em conta o CMIS (Common Management Information Service), que especifica o conjunto de serviços a que os sistemas gerenciador e gerenciado poderão acessar para que seja realizado o gerenciamento. Juntos CMIS e CMIP formam o que e chamado de CMISE (Common Management Information Service Element), que é uma aplicação da camada sete do RM-OSI.

A comunicação entre agentes e gerentes, a fim de alcançar estes serviços, deve seguir um conjunto de regras básicas, como em qualquer outra aplicação distribuída. Este conjunto de regras pode apresentar maior ou menor complexidade, dependendo do modelo adotado. 

O modelo OSI utiliza o protocolo CMIP (Common Management Information Protocol) que apresenta funcionalidades para a execução de operações sobre vários objetos a partir da definição de um escopo e de um filtro para a seleção de objetos.

Vantagens: O CMIP é um sistema muito mais seguro, como isto foi construído nos dispositivos de gerenciamento de segurança. Foi fundado por grandes corporações e governo.

Desvantagens: O protocolo CMIP utiliza muito mais recursos de sistema do que o SNMP, isto significa que muito poucos sistemas tem capacidade para manipular uma implementação completa do CMIP. É muito difícil para programar, ele possui muitas variáveis dificultando para o programador o compreendimento de todas elas.


Monitore Toda a Sua Rede Usando SNMP

O Protocolo de Gerenciamento de Rede Simples (SNMP) é o protocolo para gerenciamento de rede mais antigo e mais amplamente suportado. O monitoramento de rede SNMP é, com isso, uma das tecnologias mais importantes usadas no monitoramento de redes, solucionamento de problemas Windows, e testes de desempenho Ethernet.

O PRTG Network Monitor  usa SNMP para o monitoramento do tráfego da rede e para verificação de muitos outros parâmetros, tais como cargas de CPU, temperaturas, uso de disco, etc. Se comparado com outras tecnologias de monitoramento de largura de banda do PRTG, o monitoramento de rede SNMP causa apenas uma pequena carga na CPU e na rede.

Para dispositivos habilitados para SNMP podem ser obtidos dados de rede tal como PC, servidores, interruptores, firewalls e impressoras, dados de tráfego tal como largura de banda (bit/s) e volume (bytes), assim como o número de pacotes e erros via SNMP para uma porta ou um cartão de rede determinado.

O sensor de tempo de atividade de rede SNMP do PRTG permite que você verifique o tempo de atividade de seus dispositivos de rede, alertando-o imediatamente caso um de seus dispositivos de rede não esteja disponível.

Traps SNMP (armadilhas) enviadas por dispositivos de rede podem ser recebidas, armazenadas e processadas pelo PRTG, ajudando-o assim a centralizar todos dados importantes para o gerenciamento de rede num só lugar.

Além do mais, o PRTG oferece sensores personalizados de rede SNMP, que lhe oferecem inúmeras oportunidades de ajustar o software às suas necessidades individuais de monitoramento.

As ferramentas de gerenciamento de rede do PRTG funcionam com todas as edições Windows (do XP em adiante) e são, portanto, ideal para o solucionamento de problemas de rede do Windows 7, Vista e XP.








0 comentários :

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga