Protocolo de Configuração de Redes

21:04 Unknown 1 Comentarios


         Ao falar sobre Redes de Computadores, podemos associar a diversas máquinas interligadas entre si onde a troca e compartilhamento de dados, porém para que uma rede funcione bem, não é preciso apenas de hardware, há necessidade de um bom software. Nessa área é que estão os protocolos, que são um conjuntos de regras sobre o modo de como se dará a comunicação. Na parte estrutural contém os protocolos de configuração: DHCP, BootP e outros. 
           DHCP e BootP são aplicativos cliente-servidor que enviam, informações de rede fundamentais para computadores sem disco ou computadores em sua primeira inicialização.

Protocolo DCHP: 


            O protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é amplamente utilizado em redes de computadores que estejam ligados em uma rede TCP/IP para o controle de um endereço IP automático.
            Ficou popular a partir de Outubro de 1993, com a queda do BOOTP, que por mais simples que fosse ficou ultrapassado para as regras atuais. O protocolo DHCP utiliza um modelo cliente-servidor, fazendo uma gestão centralizada. Ele utiliza de um servidor para distribuir automaticamente endereços de IP para os computadores que estão sendo usados.
          Essa distribuição tem intervalo fixo, e vai sendo utilizada a medida que as máquinas vão sendo ligadas e desligadas. Ao desligar uma máquina o endereço IP desta fica livre para utilização em outras máquinas.
          O DHCP funciona da seguinte maneira, quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote pedindo configurações DHCP, o mesmo gerencia uma faixa de IPs disponíveis e com os parâmetros necessários, e assim ele entrega um IP para as configurações do cliente que contém especificações do  endereço IP, máscara, gateway e servidores. Neste protocolo há aplicativosservidor DHCP Server 2.3.1


              Para que ocorra uma melhor operabilidade o DHCP funciona de três maneiras distintas, favorecendo cada tipo de caso. No modo de funcionamento automático, o DHCP tem uma faixa com um número definido de IPs, desta forma não há muitas alterações nos IPs, sendo usado em redes com poucas máquinas.
                  No modo de funcionamento dinâmico, a única diferença vista entre o automático é que no dinâmico um computador pode ficar com um determinado endereço IP por um período de tempo limitado pré-configurado, enquanto no automático, o usuário ficará o tempo de seu próprio uso.
               No modo manual, o DHCP aluga um endereço IP de acordo com o MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede fazendo com que seja utilizado somente aquele endereço IP para a máquina. Este recurso é utilizado quando uma máquina precisa de um endereço IP fixo.


              A sua área de atuação de suporte de rede é muito ampla pois possui suporte para diversas plataformas. O DHCP consiste em um protocolo que é recomendado, porque auxilia e torna viável a gestão de grandes redes de IPs, por isso se tornou tão popular.

Protocolo BootP :


 O protocolo BOOTP (acrónimo para Bootstrap Protocol) é padronizado pelo IAB. Foi desenvolvido antes do DHCP. Ele é um protocolo de configuração de host. Ele não oferece o arquivo de Bootstrap, mas apenas a sua localização. Ele fornece aos clientes vários tipos de informações para que elas sejam transmitidas é preciso que cada endereço do MAC seja registrado manualmente.
O BOOTP permite a configuração automática de parâmetros de rede, porém sem a capacidade de alocar dinamicamente estes parâmetros, como faz o DHCP. Para o servidor boot funcionar em modo dinâmico é preciso que tenha uma quantidade de endereços de IP igual ao numero total de nos que podem ser ligados a rede simultaneamente.
O BOOTP geralmente fornece alocação fixa de um único endereço IP para cada cliente, reservando permanentemente esse endereço no banco de dados do servidor BOOT. Os clientes BOOTP não religam nem renovam a configuração com o servidor BOOTP, exceto quando o sistema é reinicializado.






Um comentário :

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga