Cidade na Rede: Tibagi

13:31 Unknown 0 Comentarios


Cidade na Rede: Tibagi





   Tibagi é uma cidade brasileira situada no interior do estado do Paraná, a 200 km da capital, Curitiba, e fundada em 1872. Em 2010, sua população era estimada em 19.983 habitantes.


Tibagi Sem Fronteiras:

    A Prefeitura de Tibagi implantou o programa Tibagi Sem Fronteiras visando trazer Internet banda larga gratuita a todas as pessoas que queiram se conectar. A Administração Municipal acredita que o acesso à informação é fundamental para o desenvolvimento e para a valorização dos direitos dos cidadãos. Devido a isso, a prefeitura decidiu investir na tecnologia e agora as pessoas possuem acesso à Internet gratuita em excelente qualidade. Além de garantir acesso às informações de todo o mundo, o objetivo é estreitar o canal de comunicação com os habitantes de Tibagi.

    O sinal desta rede é distribuído por fibra ótica que, através de servidores de rede próprios, o distribui em diversas torres com transmissão WI-FI, chamados POPs, implantadas em pontos estratégicos da cidade. Essas torres retransmitem as ondas de rádio para localidades rurais. Esse sistema apresenta características de uma topologia lógica estrela onde, os POPs atuam como ponto central da rede (hub) que transmitem os dados para todos os dispositivos conectados.

    A topologia em estrela é a mais comum atualmente e utiliza cabos de par trançado e um hub, este que retransmite os dados para as estações (outras máquinas da rede). Uma das maiores vantagens de se utilizar essa topologia é que uma possível falha de um computador não afeta o restante da rede, tornando assim mais fácil de localizar e resolver os problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com defeitos, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede; a codificação e adição de novos computadores são simples. Com o hub é possível ter um gerenciamento centralizado, facilitando os comandos. No entanto, se ocorrer uma falha no dispositivo central paralisa a rede inteira, sendo esta a pior desvantagem.

    O sinal será cedido à pessoa física em seu domicílio residencial na cidade e na área rural de Tibagi. Até 2013, a intenção era que 100% da área do município tenha cobertura; além do sinal gratuito nos domicílios cadastrados, a Prefeitura também disponibiliza pontos de acesso livre WI-FI em alguns locais da cidade. Assim, um cidadão que esteja passeando pelo centro histórico, por exemplo, poderá conectar-se à internet em seu computador móvel. O acesso em pontos livres é permitido para cada usuário por no máximo duas horas consecutivas.




0 comentários :

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga