Wi-Fi (IEEE 802.11): Protocolo IEEE 802.11-1997

18:36 Marcelo, Natália e Rayane 0 Comentarios


As redes sem fio vem se tornando cada vez comum, não apenas no ambiente doméstico, como também em locais públicos e corporativos. Apesar de existir várias tecnologias para se montar uma rede sem fio, nesse artigo abordaremos sobre a primeira versão do padrão mais popular: o IEEE 802.11. Sua primeira versão foi lançada em 1997, após 7 anos de estudos, aproximadamente.

Com o surgimento das novas versões, a original (ou mais antiga) ficou conhecida como IEEE 802.11-1997, ou ainda, IEEE 802.11 legacy. Como você provavelmente deve saber (se não souber, agora vai aprender), uma rede Wifi não exigem o uso de cabos para interconectar computadores e outros dispositivos compatíveis que estejam próximos geograficamente, já que efetuam transmissão por meio de radiofrequência. No caso do padrão IEEE 802.11-1997, a IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) determinou que o padrão operasse no intervalo de frequência entre 2,4 GHz e 2,4835 GHz.


A velocidade de transmissão de dados desse padrão é de 1 Mb/s ou 2 Mb/s (Megabits por segundo). Para se ter uma ideia, um dos padrões mais recentes, que será tema de outro artigo, o IEEE 802.11ac, opera numa velocidade estimada em até 433 Mb/s no modo mais simples.

É possível também usar as técnicas de transmissão Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS) e Frequency Hopping Spread Spectrum (FHSS). Estas técnicas possibilitam transmissões utilizando vários canais dentro de uma frequência, no entanto, a DSSS cria vários segmentos da informações transmitidas e as envia simultaneamente aos canais. A técnica FHSS, por sua vez, utiliza um esquema de "salto de frequência", onde a informação transmitida utiliza determinada frequência em certo período e, no outro, utiliza outra frequência. Esta característica faz com que o FHSS tenha velocidade de transmissão de dados um pouco menor, por outro lado, torna a transmissão menos suscetível à interferências, uma vez que a frequência utilizada muda constantemente. O DSSS acaba sendo mais rápido, mas tem maiores chances de sofrer interferência, uma vez que faz uso de todos os canais ao mesmo tempo.

Fontes: [1], [2]

0 comentários :

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga