Cidade na Rede: Curitiba (PR)

22:57 Kemilli Dias, Milena Barbosa e Murilo Moreira 0 Comentarios


     

        No mundo atual, manter-se conectado é algo imprescindível e necessário à sociedade. Essa conexão com a própria cidade (sistema de metrô, taxi, hospitais), como se ela fosse um organismo vivo, facilita as organizações que hoje se estabelecem entre os indivíduos e os sistemas de governo. E nada melhor para o próprio governo, e para a sociedade do que investir uma parte da verba para a questão da acessibilidade virtual, e foi exatamente o que Curitiba, capital do Paraná, Brasil fez.

     Eleita a cidade mais digital do país em 2012, Curitiba continha 423 pontos de wi-fi free para uso público. A cidade turística focou seus investimentos em locais turísticos e escolas públicas. Alguns dos pontos turísticos são os Parque Barigui, Praça da Espanha, Largo da Ordem, Mercado Municipal, Jardim Botânico, Rua da Cidadania Matriz, Rua da Cidadania Santa Felicidade, Rua da Cidadania Portão/Fazendinha, entre outros. A única coisa que precisa ser feita pelo usuário para que este tenha acesso a rede grátis, é se conectar na wi-fi Curitiba, fazer um cadastro e receber um login e senha.

    Essa iniciativa que pela decisão do governo vai continuar só aumentando, propõe em seu plano criar um portal para facilitar a interação da cidadania digital com os dados públicos municipais que vão estar abertos, permitir que alunos das escolas públicas tenham acesso grátis a rede em suas casas.

     A capital digital do Brasil tem sido considerada um exemplo no exterior pois se preocupa com a qualidade do sinal, distância de alcance e quantidade de locais que tem o serviço. Essa realidade já é sentida por várias parcelas da população como é o caso da família de Orzilha Aparecida Figueiredo Gaspar, moradora do bairro Tatuquara (a 16 quilômetros do Centro). Com dois filhos na Escola Municipal Vila Zanon, Orzilha é uma das moradoras beneficiadas pelo projeto Curitiba Digital – Internet Grátis, que disponibiliza internet sem fio em escolas municipais e suas proximidades.

    Concluindo, Curitiba, mesmo não sendo a capital do país, tem estado na vanguarda da digitalização grátis a todos, ou seja, se pensar em inovação ela tem sido a terra do sol nascente no Brasil, estimulando o desenvolvimento digital no restante das cidades brasileiras, e levando o Brasil a uma nova era, a era da conexão


0 comentários :

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga